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Oficina Jornal Comunitário

Este é um esboço do projeto de jornal comunitário que estava escrevendo quando participava do programa agente jovem em General Carneiro 2005/06/07 como educador social, não está terminado, como disse é um esboço e espero que possa contribuir para pesquisa... Quem quiser fazer o download.

Apresentação:

As elites por muitos séculos mantiveram o domínio do conhecimento, oferecendo à massa o que fosse necessário e essencial para manutenção de sua ocupação ou seja para o exercício de sua profissão e sua subsistência, mas não para sua emancipação e protagonismo; a fim de garantir seu domínio e consequentemente a divisão de classes. No principio do século XVII “Comenius” notável educador com idéias que visavam a manutenção do modelo de ensino e 300 anos a frente de sua época se viu perseguido pela igreja católica e elites do mesmo período.

Foi assim que mais tarde nasceriam “Froebel, Herbart” e tantos outros guerreiros que tinham por ideal a universalização do conhecimento.

Hoje nos vimos perante o mesmo obstáculo que “Comenius”, apesar do estado ter a obrigação de garantir o acesso ao ensino e a igreja corresponder aos anseios de formação de cidadãos, ainda hoje as elites ainda nos permitem ter acesso a um conteúdo limitado de informações, até mesmo com a popularização da internet e o avanço das demais tecnologias; o acesso ao ensino superior ainda é um sonho para a grande maioria dos jovens.

Porque será que o padrão de “educação superior” no nosso Estado ainda é discutido entre duas instituições: UFMG – melhor ensino porque é concorrido; PUC-MINAS – melhor ensino porque é a mais cara.

A discussão avança para áreas tecnológicas em que a sociedade é massacrada pela elite quando tenta informatizar-se, apesar do computador ser um instrumento fundamental nos dias de hoje o padrão novamente é discutido dentro de duas referências: Microsoft - para as empresas e todo o sistema publico; Machistosh – para quem quer ter o melhor...

Justificativa

Portar um diploma da federal ou da pontifícia católica é como ter um passaporte ou até mesmo um passe livre; e é comum ouvir as expressões: “para não ter problema, salva no formato do word, tira um xérox para mim, estado ou folha”...

É eminente a necessidade da popularização de novas mídias como: concessão de novos canais da televisão aberta, estações de rádio comunitária, internet de qualidade, acesso à educação superior e um jornal que não somente noticie com discursos de imparcialidade, mas que chegue ao cidadão com informações que seja de seu interesse e que possa prestar serviços distintos para cada localidade. Que possua e valorize referencias locais.

Por isso a Rede de Capacitação e Apoio Institucional – Rede Conhecimentos Livres propõe a criação de um jornal jovem, que seja desenvolvido dentro da sala de aula e diretamente com o educando, que valorize sua particularidade, que fomente sua capacidade intelectual

de criação, expressão e questionamento. Acreditamos que somente com a valorização e a manutenção freqüente e periódica dos conhecimentos é que contribuiremos para a inclusão em todos os níveis e nomenclaturas e ao acesso aos direitos, consequentemente o direcionamento à cidadãos mais críticos e menos alienados e padronizados.



Foco do Projeto:

  • Inclusão Digital


Objetivo Geral:


  • Contribuir para criação de um jornal de jovens da região de General Carneiro.

Objetivo Específico:


  • Criar um jornal com linguagem jovem de distribuição gratuita



Público Alvo:


  • Jovens e adultos atendidos no núcleo de informática da AFFAS – Ação Faça uma Família Sorrir

Perfil dos Atendidos:


  • Jovens e adultos de famílias de baixa renda


Parcerias:

  • Prefeitura Municipal de Sabará

  • Conselho Municipal da Juventude

  • Ong Moradia e Cidadania

  • Associação AFFAS – Ação Faça uma Família Sorrir

Cronograma das Atividades:


Atividade:

Método Utilizado:

Carga Horária:

Objetivo:

Oficina de Futuro

Debate de demandas locais de políticas publicas para o jovem e a responsabilidade individual de participação política.

30 minutos

Sensibilizar os participantes da responsabilidade individual e da organização de um grupo de trabalho coletivo.

Elaboração do jornal

Digitação das matérias, pré-formatação e seleção de imagens que ilustrarão o jornal.

50 minutos

Discussão e elaboração de matérias que comporão o jornal.

Confecção do Jornal

Revisão e Impressão

10 minutos

Socializar o conteúdo.


Aqui está o jornal que fizemos:



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