Pesquisar este blog

Sugestão de Atividades

Pessoal, como é de conhecimento de todos que aqui passam eu curso Pedagogia.
Outro dia estava espiando a net em busca de materiais novos para meu arquivo pessoal e ai tive a oportunidade de ver este blog que é bem legal!
Como sou bastante ético copiei na integra o texto e aqui fica com as palavras do verdadeiro dono e com a referencia no fim da página.
Abraço, espero que gostem!


Dança dos textos - Pontuação e Produçao (WORD)

As duas sugestões a seguir são adaptações que fiz de duas atividades de minhas colegas de Pós-Graduação(devidamente autorizada por elas) e mais algumas idéias garimpadas na net.

Fonte:
-Novaescola
-Pós-graduação Informática na educação - UFRGS
Grupo Leging - Eliane Almeida Pereira, Gisele Martins, Lediane Raquel Woiciechoski
Grupo EAD - Marina Bordin e Paula Caroline S Jardim Passos



PLANO DE AULA - 1ª versão

Tema: Pontuação - Influência da pontuação na clareza do texto
Produçao de texto - Rapidez e clareza nas idéias produzidas

Público: da oitava série ate ensino médio

Objetivo: Propiciar no laboratorio de informática e na sala de aula, com o auxilio do computador e com a mediação do professor, que os alunos percebam a influência da pontuação na compreensão do texto, tornando a aprendizagem mais prazerosa e significativa.

Justificativa:
As aulas de lingua portuguesa muitas vezes tornam-se enfadonhas para os adolescentes, por não oferecerem muitas possibilidades de serem trabalhadas de forma lúdica, utilizando-se de recursos que cativem a atenção e a pré-disposição para apreender.
A pontuação auxilia a leitura e compreensão do discurso escrito, mas podemos buscar diferentes formas de estar trabalhando a gramática, que não da maneira tradicional, ou seja, buscando que os alunos decorem um punhado de regras. O objetivo deste conteúdo não é que os alunos saibam pontuar adequadamente, mas que eles compreendam que a pontuação é fundamental para dar sentido ao texto.

Tempo: 2 ou 3 aulas

Recursos:
editor de texto
computadores
trechos de literaturas diversas ja digitadas e em arquivos sem pontuação
regras da dança dos textos

Atividade - Primeira etapa

-Num primeiro momento o professor pode conversar sobre pontuação, ler alguma historia relacionada ao assunto, ou representar a leitura de uma historia sem pontuação e depois pedir ajuda aos alunos para pontuar. Nesta introdução procurar levantar as idéias da importância da pontuação na compreensão do texto.

-Depois desta introdução lúdica, informar aos alunos as atividades que irão realizar e como irão realizá-las, ou seja, em duas etapas: uma em sala de aula e outra no laboratorio de informatica.

-Em sala: divida-os em grupos de 04 alunos e distribua, através de sorteio um assunto a cada grupo. Cada grupo tera 15 min. para desenvolver uma pequena historia, com começo, meio e fim, e sem pontuação.

- Feito isto os grupos irão trocar de histórias. Cada grupo deverá pontuar a história e representá-la para seus colegas; com isto podemos dar a cada grupo mais 15 min.

-O tempo final desta primeira aula fica para em grande grupo fazermos as avaliações orais de cada grupo. Se cada um que pontuou os textos, pontuou corretamente; cada grupo fará sua critica e depois aprofessora faz um fechamento.

Atividade - Segunda Etapa

-Antes da ida ao laboratorio, estabelecer com os alunos algumas regras básicas de como os grupos deverão agir, e como as coisas irão funcionar por lá. Cada grupo estara de posse de um disquete com um trecho de um conto, romance, misterio..., historia dada aleatoriamente para trabalharem.

Passe as regras abaixo impressas a cada grupo- O teu trabalho ficará mais fácil se seguir o seguinte procedimento:

a. Lê tudo uma primeira vez antes de começar a colocar qualquer sinal. É só para apanhar a ideia geral.
b. Faz uma segunda leitura, se possível em voz alta. Ouvir as palavras ajuda a encontrar o ritmo da frase, porque as palavras puxam-se umas às outras.
c.Converse com seus colegas, discutam antes de pontuar as historias.
d. Finalmente, comecem a colocar as vírgulas, pontos, exclamaçoes, questionamentos,....
e. Releiam tudo. Está tudo ok? Feito isto poderão entregar a professora.

-Deverão chegar ao laboratorio e abrir a historia no editor de textos. Cada grupo terá uma cor e será responsável por um sinal de pontuação. Por ex: temos o grupo ponto final, o grupo ponto de exclamação... previamente sorteados em sala.

-Cada grupo fará a leitura do texto e discutirá onde será colocado o seu sinal de pontuação, sempre lembrando que cada grupo só coloca o sinal que é responsável. Por ex: O grupo ponto final terá a cor verde, entao fará a leitura do texto e colocará nos lugares devidos os pontos finais na cor verde.

-A cada 5 ou dez minutos a professora da o sinal e os grupos deverão trocar de computador, e no proximo texto colocar a pontuação do seu sinal. Quando os grupos trocarem pela primeira vez, ja encontrarão no texto seguinte alguns sinais de pontuação do outro grupo, e não deverão modificar; até que todos os grupos completem o circuito.

- Prontos os textos, a professora fará a impressão dos mesmos e levará a sala de aula para conversar sobre os resultados. Em um grande grupo ela fará vários questionamentos e dará as devidas explicações.

PLANO DE AULA - 2ª versão

- Uma segunda opção para o trabalho no laboratório, seria os alunos ao invés de pontuarem apenas, redigir a história, em um tempo determinado.

-Cada grupo sera sorteado uma cor e um gênero literário (apenas para começar), conto, romance, misterio, poesia,...
A cada 5 min. os grupos trocam de computadores e continuam a escrever a historia do grupo seguinte, utilizando é claro a sua cor para redigir, mas seguindo o próximo gênero literário que esta sendo trabalhado no proximo computador; ate que todos os grupos tenham passado por todos os gêneros.

- Para o produto final teremos vários gêneros, coloridos, que podem ser impressos pela professora para discussão e apresetnação em grande grupo em sala, ou representados, ou também publicados em um Blog.


Fonte: http://ideiaseatividades.blogspot.com/2008/05/dana-dos-textos-pontuao-e-produao-word.html