Pesquisar este blog

Cinelerra

Na constante busca da libertação deste sistema diversas são as vezes que me encontro a usar LINUX e aí voem o Cinelerra que é o editor de vídeo mais avançado até o momento:

Cinelerra é um Sistema de edição não-linear livre para o sistema operacional GNU/Linux. É produzido por Heroine Virtual, e é distribuído sobre a GNU General Public License. Cinelerra também inclui um mecanismo de composição de video, possibilitando ao usuário executar operações de composição comuns como keying e mattes.

Cinelerra foi lançado em 1 de Agosto de 2002, e foi baseado numa parte te um produto anterior comnhecido como Broadcast 2000. Broadcast 2000 foi retido por Heroine Virtual em Setembro de 2001; Heroine Virtual citou obrigações legais a respeito da abertura do processo pela RIAA e a MPAA e o custo envolvido na produção de vídeo de alta capacidade.

Cinelerra algumas vezes é criticado por requerer muita capacidade do computador para rodar. Seus apoiadores dizem que é um programa profissional e que há programas alternativos para amadores.


Características Notáveis

Cinelerra inclui suporte a vídeo e audio de alta fidelidade: ele processa audio usando de precisão, e pode trabalhar com espaços de cor tanto em RGBA como YUVA, usando ponto flutuante e representações de unidades em 16-bit, respectivamente. (O "A" em ambos os espaços de cor significam o canal alfa). É independente de resolução e frame rate, ou seja, suporta vídeo em qualquer velocidade e tamanho.

Outras características podem ser encontradas nesta lista de características.

Interface do Cinelerra

A interface do Cinelerra é similar a outros sistemas não-lineares de edição de vídeo, como Adobe Premiere Pro. De qualquer maneira, por causa de seu mecanismo de composição incluso, pode também ser parecido a softwares de composião como Adobe After Effects ou Shake. Ao usuário são apresentadas quatro telas:

  1. a linha do tempo, que dá ao usuário uma visualização baseada no tempo de todas as faixas de vídeo e audio no projeto, bem como dados de keyframe, por exemplo, movimento da camera, efeitos, ou opacidade;
  2. o visualizador, que dá ao usuário uma maneira de prever através da sequência;
  3. a janela de recursos, que se apresenta ao usuário com uma visualização de todos os recursos de audio e video no projeto, bem como efeitos e transições de audio e vídeo; e
  4. o compositor, que se apresenta ao usuário com um visualizador do projeto final como vai ficar quando for renderizado. O compositor é interativo para que o usuário possa ajustar as posições dos objetos do vídeo; ele também atualiza em resposta a entrada do usuário.

A interface do Cinelerra é frequentemente criticada porque não adequa-se ao padrão internacional de usabilidadese (Human Interface Guidelines) do GNOME ou KDE.


Mas quem quiser tá aqui o link para baixar o tutorial completo em português e aqui o programa Cinelerra.