Pesquisar este blog

Bordados da Vida

Quando eu era pequeno, minha mãe costurava muito.

Eu me sentava no chão, olhava e perguntava o que ela estava fazendo.

Ela respondia que estava bordando.

Todo dia era a mesma pergunta e a mesma resposta.

Observava seu trabalho de uma posição abaixo de onde ela se encontrava
sentada, e repetia: "Mãe, o que a senhora está fazendo?"


Dizia-lhe que, de onde eu olhava, o que ela fazia me parecia muito
estranho e confuso.

Era um amontoado de nós e fios de cores diferentes, compridos, curtos,
uns grossos e outros finos...

Eu não entendia nada.


Ela sorria, olhava para baixo e gentilmente me explicava: "Filho, saia
um pouco para brincar, e quando terminar meu trabalho eu chamo você e
lhe coloco em meu colo.

Deixarei que veja o trabalho de minha posição.


Mas eu continuava a me perguntar lá de baixo: Por que ela usava alguns
fios de cores escuras e outras claras?

Por que me pareciam tão desordenados e embaraçados? Por que estavam
tão cheios de nós e pontos?

Por que não tinham ainda uma forma definida? Por que demorava tanto
para fazer aquilo?


Um dia, quando eu estava brincando no quintal,ela me chamou. "Filho,
venha aqui e sente em meu colo".


Eu sentei no colo dela e me surpreendi ao ver o bordado. Não podia
crer. Lá de baixo parecia tão confuso! E, de cima, eu vi uma paisagem
maravilhosa!"

Então minha mãe disse:


- "Filho, de baixo para cima parecia confuso e desordenado porque você
não viu que na parte de cima havia um belo desenho...


...Mas, agora, olhando o bordado da minha posição, você sabe o que eu
estava fazendo".


Muitas vezes, ao longo dos anos, tenho olhado para o céu e dito: "Pai,
o que estás fazendo?"


Ele parece responder: "Estou bordando a sua vida, filho".


E eu continuo perguntando: "Mas está tudo tão confuso...Pai, tudo está
desordenado. Há muitos nós, fatos ruins que não terminam e coisas boas
que passam rápido.

Os fios são tão escuros...

Por que não são mais brilhantes?"


O Pai parece dizer: "Meu filho, ocupe-se com seu trabalho,
descontraia-se...confie em mim.

Eu farei o meu trabalho.

Um dia, colocarei você em meu colo, e então vai ver o plano da sua
vida da minha posição".


Às vezes não entendemos o que está acontecendo em nossas vidas.

As coisas são confusas, não se encaixam e parece que nada dá certo.


É que estamos vendo o avesso da vida. Do outro lado, Deus está bordando.